Você sabe o que é alopecia areata?

A alopecia areata é um distúrbio folicular relativamente frequente, onde alguns trabalhos mostram um incidência de até 1,7% da população em alguma fase da vida, com ambos os sexos comprometidos igualmente. O couro cabeludo é o local mais acometido, mostrando áreas peladas de tamanhos e formas variadas, mas pode acometer qualquer área de pelos terminais, como barba e sobrancelhas.

CARACTERÍSTICA CLÍNICA

Essa doença se mostra com aparecimento súbito de áreas sem cabelos, lisa, sem evidência de processo inflamatório, pode ser única, múltiplas, total do couro cabeludo ou universal (acomete todas todos os pelos do corpo), não apresenta sintomas associados, mas pode estar associada com outras doenças autoimunes, como vitiligo, Lúpus eritematoso, e tireoidites.

Leia o nosso artigo sobre Vitiligo

DIAGNÓSTICO

Geralmente é de fácil diagnóstico, apenas o aspecto clínico é suficiente para o dermatologista estabelecer o diagnóstico, porém podemos lançar mão de dermatoscopia e até mesmo biopsia para confirmar nossa hipótese. Exames de laboratório são solicitados para excluir ou confirmar associação com as outras doenças autoimunes.

TRATAMENTO

O tratamento pode ser muito variado, desde medicações tópicas à base de corticoides de alta potência, até injeções intralesionais de corticoides e outras medicações, o dermatologista, diante do padrão da queda e da extensão, traçará a melhor abordagem terapêutica.

Absence of hair in lesions of alopecia areata.

Placas de alopecia areata no couro cabeludo

Autor: Otávio Sérgio Lopes

CRM:4248

RQE: 2031

Fonte: Tratado de Dermatologia de Belda e colaboradores, 3ª Edição.

<< Voltar para página anterior...