Tratamentos caseiros: o que pode e não pode fazer

Quais os riscos que as receitas caseiras para tratamentos podem trazer à nossa pele? Receitas para clareamento e acne, consequências e quais são seguras.
Os tratamentos caseiros são sempre um assunto muito discutido: todo mundo tem alguma fórmula caseira ou sabe quem tem. Na internet, muitas sugestões, porém grande parte delas sem nenhum embasamento científico, o que pode gerar um dano.
Não é incomum em nossos consultórios recebermos pacientes com lesões de pele provocadas por tratamentos caseiros. Os pacientes com verruga viral são os mais comuns de chegarem com algum tipo de lesão provocada por tratamentos em casa, que vão desde queimaduras até infecção secundária. Outra situação muito comum são as reações alérgicas provocadas por plantas ou seus extratos usados com a finalidade de hidratar e rejuvenescer.
Veja também: O que dermatologistas indicam para acne?
Alguns produtos podem ser usados e tem boa ação em situações especiais da pele. Por exemplo, o uso do chá de camomila como anti-inflamatório; o uso de goma em assaduras e a água com vinagre como antisséptico nos pés e entre os dedos. Em contrapartida, temos algumas que não deveriam ser utilizadas de forma nenhuma. São elas: sumo da castanha, limão, leite de manga, aveloz e outras substâncias cáusticas, pois o risco de queimaduras é muito grande.
Uma mensagem importante que fica é: nunca usar de qualquer meio de destruição de determinadas lesões sem saber sua natureza, pois algumas vezes podemos estar “queimando” um câncer de pele que adiante dará metástase por causa dessa ação errada. Não faça experimentos em sua pele e sempre procure um especialista.
Veja também: Todo cuidado é pouco com receitas caseiras para pele - SBD-RJ