Saiba mais sobre maskne

A máscara tornou-se um item obrigatório no Brasil e no mundo para prevenir e diminuir as chances de contaminação pelo coronavírus, o que nos fez ver inúmeras alterações cutâneas desencadeadas ou agravadas por este artefato, que podem ser muito simples de conduzir, ou em outras situações entidades de difícil controle e ou tratamento.
Tem sido utilizado o termo “Maskne” para designar as doenças da pele ligadas ao uso das máscaras, o termo vem da junção entre mask e acne, o que foi apontado em muitos relatos de casos, todavia não é apenas acne que observamos, mas muitas outras doenças que vão de uma simples mancha, esteticamente desagradável, até quadro infeccioso que precisa de antibióticos.
Atualmente contamos com uma infinidade de máscaras, muitas de criação caseira, de pano e até de plástico, algumas fazem compressão continuada, o que gera trauma direto, provocando feridas e outras contribuem no acúmulo de secreção, umidade e oleosidade, o que aumenta a chance de infecções.
Doenças que podem ser agravadas e desencadeadas pelo uso de máscaras:
- Acne
- Foliculite
- Rosácea
- Impetigo
- Feridas traumáticas
Autor:
Dr. Otávio Sérgio Lopes
CRMPB: 4248
Doutor em Medicina
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Entre em contato pelo telefone: (83) 3247-2262 ou (83) 3252-1859.
A Clínica Dermatológica Santa Catarina tem os melhores especialistas para o bem-estar da sua pele.
Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe nosso Instagram.