Pele amarelada ou escurecida. o que pode ser?

A nossa pele tem sua cor dada por três mecanismos: 1) pela quantidade de melanina; 2) pela vascularização; 3) pelo pigmento circulante no sangue.
A melanina trata-se de um pigmento escuro produzido em células de melanócitos, é o principal mecanismo que confere cor a nossa pele, em pessoas de pele branca a produção deste pigmento é baixa e nas pessoas de pele escura bastante abundante, embora tenhamos todos a mesma quantidade de células produtoras de melanina (melanócitos).
Existe uma classificação de cor da pele que vai do tipo I (pele branca nunca se bronzeia) até o tipo VI (pele negra, que bronzeia com grande facilidade). Este pigmento é também o principal mecanismo de proteção contra a radiação solar.
Algumas doenças cursam com ausência deste pigmento de forma localizada ou generalizada, a exemplo do vitiligo.
O segundo mecanismo de conferir cor à nossa pele é a vascularização, é por isso que notamos alteração na cor da pele e das mucosas nos pacientes anêmicos, nos pacientes pletóricos (muita quantidade de sangue), nos pacientes arroxeados na diminuição do oxigênio e nos avermelhados (rubor) na vasodilatação.
O terceiro mecanismo é proporcionado pelos pigmentos circulantes, como bilirrubina, betacarotenos e lipídeos. Peles difusamente amareladas geralmente estão relacionadas com aumento de bilirrubinas (denuncia doença hepática).
Os lipídeos quando estão muito altos também confere uma cor amarelada que pode ser localizada ou difusa. O aumento dos caronenoides, um pigmento vermelho presente em muitas frutas e verduras pode conferir uma cor amarelo-avermelhada nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Autor:
Dr. Otávio Sérgio Lopes
CRMPB: 4248
Doutor em Medicina
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Entre em contato pelo telefone: (83) 3247-2262 ou (83) 3252-1859.
A Clínica Dermatológica Santa Catarina tem os melhores especialistas para o bem-estar da sua pele.
Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe nosso Instagram.