O papel da esteticista na beleza da pele

Nos dias de hoje, sendo a beleza externa quase que uma peça fundamental para a maioria dos seres humanos, o papel da esteticista na beleza da pele é primordial para auxiliar no processo de envelhecimento.
Factualmente, todos os organismos chegam a uma fase regressiva do seu ciclo vital, que se manifesta por modificações anatômicas e fisiológicas: o envelhecimento.
O envelhecimento representa, assim, o conjunto de modificações que tem lugar no organismo como consequência do tempo vivido, bem como da forma como foi vivido. Portanto, as pessoas lutam, ou pelo menos tentam amenizar os sinais, às vezes precoces, causados pelo tempo.
Podemos elencar entre os principais e os que mais angustiam o ser humano, por mexer com a beleza:
- Mudanças na pele, com formação de rugas;
- Aparecimento de manchas;
- Perda da turgescência e elasticidade.
Sendo assim, os objetivos do profissional de estética frente a seu cliente são os seguintes:
- manter e desengordurar a pele;
- atenuar a secreção sebácea;
- desobstruir os óstios foliculares;
- extrair material seborreico retido;
- orientar e apoiar o cliente;
- não pressionar lesões sólidas;
- não intervir na orientação médica.
Uma das propostas de tratamento em cabine de estética, para que haja cuidado com a pele na prevenção ao envelhecimento, sugere 3 etapas:
1ª. Proteção: a pele deve ser protegida durante o dia e contra os fatores externos (ar, sol, vento, pó) e também contra os efeitos ressecastes da maquiagem. Os princípios ativos usados no creme protetor são: água deionizada, propilenoglicol, oleato de decila, óleo mineral, monoestearato de glicerina e perfume.
2ª. Recuperação: papel principal na contribuição da recuperação da estrutura íntima da pele, a fim de atuar sobre as celular que foram afetas pela ação da radicação ultravioleta, da luz solar, acelerando e potencializando sua recuperação natural. Os princípios ativos utilizados no preparado para regeneração celular são: carbopol, alantoína, triglicerídeos caprílico/cápreo, propilenoglicol, mucopolissacarídeos e perfume.
3ª. Nutrição: os cuidados nutricionais com a pele são imprescindíveis para que se garanta a conservação do seu vigor, textura e lubrificação, regeneram as funções cutâneas naturais, restabelecem o manto hidrolipídico e evitam o ressecamento. Os princípios ativos para o creme nutritivo são: alantoína anidra, oleato de decila, triglicerídeos caprílico/cápreo, BHT, sulfato de magnésio hidratado, propilenoglicol e perfume.
O esteticista pode, dentro de seu amplo conhecimento, fazer com que o cliente desfrute de vários outros tratamentos manuais ou com aparelhos, a fim de que ele se sinta bem e satisfeito com o resultado.
Vamos conhecer alguns recursos disponíveis na cabine do esteticista para realçar ainda mais a beleza do seu rosto.
Recursos disponíveis para embelezar a pele
Limpeza de pele - ajuda a remover todas as impurezas causadas, por exemplo, pelo ar, poeira, sol e pela produção do sebo da própria pele.
Hidratação cosmética – destina-se a peles desidratadas, alípicas (secas), lipídicas (oleosas), e mistas. A fim de restabelecer a hidrofilia da pele para retenção hídrica.
Nutrição cosmética – atua na revitalização cutânea, pele com déficits de nutrientes.
Peeling– Estimula a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos, como a dermoabrasão. Por isso, o procedimento pode ser utilizado para clarear manchas e cicatrizes de acne, além de atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão.
Microagulhamento - O tratamento estimula o colágeno da pele e reduz os sinais de envelhecimento através de agulhas muito finas que facilitam a aplicação das substâncias. Sendo assim, o procedimento é indicado para homens e mulheres que desejam melhorar rugas, flacidez, cicatrizes de acne.
Existem atualmente produtos eficientes para tratar a pele. Após uma limpeza cuidadosa, a pele deve ser tonificada com leites ou emulsões, e hidratada com cremes específicos, para proteger o manto hidrolipídico, durante o dia. À noite é indispensável repetir a limpeza da pele e aplicar um creme nutritivo. Assim, as primeiras marcas das rugas podem ser atenuadas, retardando os sinais de envelhecimento.
O creme hidratante retém água na superfície da pele, sendo assim evita a evaporação excessiva e contribui para sua proteção, reforçando a ação das glândulas sebáceas e sudoríparas.
A alimentação rica em vitaminas é o primeiro cuidado. Devemos ingerir alimentos ricos em vitaminas A (peixe, fígado, cenoura, melão, espinafre, abóbora e feijão), vitaminas E (legumes de folhas verdes, ovos, óleos vegetais, nozes, sementes e germes de cereais) e selênio (cereais integrais, atum, cebola, germe de trigo).
Há mulheres com mais idade que apresentam todo o brilho de sua beleza, apenas por ter tomado a precaução de dar a seu rosto o cuidado especial, os tratamentos necessários, e por ter construído um corpo harmonioso pela prática de uma vida sadia e equilibrada. Desde muitos jovens, as ginastas, as dançarinas e as esportistas submetem-se a uma estrita disciplina, a fim de conservar a musculatura e a flexibilidade do corpo.
É essa atitude que as clientes devem ter em casa, quanto aos cuidados com o rosto, pela manhã e à noite.
Esses cuidados obedecem a 4 regras fundamentais para que se obtenha um resultado concreto:
1ª. Perseverança
2ª. Paciência
3ª. Regularidade
4ª. Sono.
Autora:
Michele Jackeline Ferreira
Esteticista