Mapeamento corporal total e dermatoscopia

O Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digital consiste são exames de inestimável utilidade na identificação precoce do melanoma (Câncer de pele). Está indicado para pacientes com múltiplas manchas melanocíticas, nevos (pintas o sinais), nevos atípicos, também chamados de displásicos, e/ou para aqueles que possuem história pessoal ou familiar de melanoma.
Como é realizado?
O exame é realizado em duas etapas contínuas:
1ª - Consiste na realização de fotografias de toda a superfície corporal, inclusive couro cabeludo e plantas dos pés em posições padronizadas (mapeamento corporal total). Logo ao término desta fase marcamos todos os pontos que queremos fazer a avaliação dermatoscópica.
2ª – Consiste em fazer a dermatoscopia de todas as pintas marcadas, o que permite melhor identificação. Dessa forma, há a possibilidade de reconhecer o melanoma e alguns outros cânceres. Também em exames subsequentes compararmos a evolução meticulosa dessas pintas.
Na Clínica Santa Catarina, utilizamos o Fotofinder®, a tecnologia mais difundida e recomendada no mundo inteiro, para monitoramento dos sinais e da pele por completo.
Um dermatologista, com treinamento nesta máquina e grande conhecimento em dermatoscopia, conduzirá todo o exame. Assim, ele também emitirá um laudo que será novamente analisado pelo dermatologista do caso. Podemos fazer uma analogia com o exame de Rx onde quem faz a leitura do exame é um médico radiologista, mas outro médico é quem vai traçar o tratamento.
Este exame, algumas vezes, precisa ser repetido em determinados pontos com até 4 meses. Mas, de forma mais frequente, ele deve ser repetido uma vez por ano em todo o corpo, o que possibilita a comparação de todas as pintas marcadas.
Orientações gerais sobre a Dermatoscopia
- Não é necessário realizar restrição alimentar;
- São realizadas fotografias para avaliação das lesões de pele, portanto, o paciente deverá trazer sunga ou biquíni para uso durante o exame;
- Não fazer uso de maquiagens, filtro solar ou cremes no rosto e corpo;
- As unhas devem estar sem esmalte;
- Necessário uso de prendedor de cabelos durante o exame;
- Paciente com pelos, deve aparar com tesoura para melhor visualização da pele. Não é recomendado o uso de lâminas;
- O tempo do exame dependerá da quantidade de pintas, o que pode passar mais de 1 hora.