Hidradenite, você sabe o que é?
Também chamada de Hidrosadenite ou acne inversa, hidradenite trata-se de uma doença crônica de causa desconhecida. Nesta doença, as estruturas da pele são afetadas por obstrução e infecção secundária, resultando em nódulos dolorosos, por vezes formando abcessos.
Ambos os sexos são afetados igualmente, o comprometimento mais frequente são as regiões axilares e virilhas, mas podem comprometer região peitoral, genital e nádegas.
Como é feito o diagnóstico da hidradenite?
O diagnóstico é estabelecido em cima dos achados clínicos, como presença de nódulos abcedados, dolorosos, algumas áreas com fístulas. Esses nódulos secretam material purulento e hemorrágico, por vezes de odor fétido. Contudo em algumas circunstâncias temos que afastar outras possibilidades, o que pode requerer biopsias e exames laboratoriais.
Existe tratamento para hidradenite?
O tratamento dessa condição é um desafio médico em qualquer parte do mundo. Sendo assim, Dependendo da extensão da doença, toda proposta terapêutica pode ser ineficaz, mas felizmente a grande maioria não apresenta doença muito extensa.
A primeira ação no tratamento é agirmos com o propósito de conter o quadro infecioso e limitá-lo. Provavelmente isso será feito com uso de antibióticos por longo período e que ajam nos microorganismos presentes nos abcessos e secreção. Nos quadros muito extensos e pouco responsivos aos antibióticos podemos fazer imunobiológicos (INFLIXIMABE e ADALIMUMABE).
Uma vez o processo inflamatório contido, seja por antibióticos seja por imunobiológicos, devemos instituir a intervenção cirúrgica, removendo em bloco toda a áreas afetada.
Autor:
Dr. Otávio Sérgio Lopes
CRMPB:4248
Doutor em Medicina
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Entre em contato pelo telefone: (83) 3247-2262 ou (83) 3252-1859.
A Clínica Dermatológica Santa Catarina tem os melhores especialistas para o bem-estar da sua pele.
Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe nosso Instagram.