Diagnóstico precoce de melanoma


COMO O MAPEAMENTO CORPORAL TOTAL É IMPORTANTE PARA ESSE RECONHECIMENTO

O melanoma é o tipo de câncer de pele menos comum e mais grave. Atinge mais homens do que mulheres, em áreas fotoexpostas como costas e pernas, mas pode atingir qualquer parte do corpo humano. Quando diagnosticado precocemente e tratado da maneira apropriada, tem taxa de cura de mais de 90% dos casos.

Mapeamento Corporal Total é um exame realizado por médico dermatologista, por Dermatoscopia Digital, com o principal objetivo de diagnóstico precoce do melanoma, ou seja, quando o melanoma ainda não se apresenta como uma lesão suspeita a olho nu. Por ele também é possível diagnosticar outros tipos de câncer de pele, como Carcinoma basocelular e espinocelular. Outro objetivo seria evitar a retirada de lesões desnecessárias (benignas).

Os melanomas iniciais muitas vezes não se apresentam da maneira clássica da regra do ABCD (A de assimetria, B de bordas irregulares, C de cores variadas e D de diâmetro maior de 6mm). Mas podem ser diagnosticados precocemente por apresentarem alterações sutis – mas perceptíveis na Dermatoscopia Digital – ao longo do tempo.

Como acontece o exame?

De maneira simplificada, o dermatologista irá mapear toda a pele do paciente através de fotografias. O paciente será fotografado em posições padronizadas e seus nevos (sinais ou pintas) serão ampliados de 20 a 70 vezes. Essas centenas de fotografias ficam armazenadas em software e servem para comparação nos exames subsequentes ao longo dos anos.

O procedimento dura em média 1 hora e o paciente deve estar vestido apenas com biquíni ou sunga, com os pelos do corpo aparados e não deve estar com maquiagem, filtro solar, cremes ou esmalte das unhas.

Uma vez realizado, o Mapeamento Corporal Total deve ser repetido, de maneira geral, anualmente. É o ideal para o adequado acompanhamento das lesões fotografadas e para avaliar o surgimento de novas lesões. Essa etapa é de grande importância, pois a maioria dos melanomas surgem como um “sinal novo” e apenas 1/3 deles surgem em uma lesão névica preexistente.

Portanto, o Mapeamento Corporal Total é indicado para os pacientes com risco de desenvolvimento de melanomas. Tais como:

  • aqueles que já tiveram melanoma (pacientes que tiveram um melanoma tem maiores chances de desenvolverem outros);
  • com história de melanoma na família (parentes de 1º grau);
  • pacientes com múltiplos nevos (mais de 100 ao todo ou mais de 20 nos braços);
  • que apresentam múltiplos nevos atípicos (displásicos);
  • pacientes de pele, cabelos e olhos claros, com muitas sardas.

Após alguns dias da realização do exame, o paciente receberá um CD com todas as suas fotos e um laudo indicando as lesões que precisam ser retiradas. 

Em caso de dúvidas, consulte o seu dermatologista e interrogue sobre a necessidade da realização deste exame.

AUTOR: RAISSA DE LIMA GADELHA
MÉDICA DERMATOLOGISTA
CRM 8990


<< Voltar para página anterior...