Tempo frio e seco: quais os cuidados com a pele no outono?

Perigos que o banho quente proporciona à pele, como manter a pele hidratada no clima frio do outono e quais cuidados devemos tomar para manter a pele saudável nessa estação?
Antes de mais nada, a pele serve de anteparo entre o nosso meio interno e o meio ambiente. Dessa forma, é um verdadeiro escudo que nos protege das radiações, da mudança de temperatura, de todas as substâncias físicas e químicas, dos micro-organismos e das variações de umidade.
As estações do ano, com suas características ambientais, influenciam fortemente em nossa pele. Existe uma discussão muito grande no verão, sobretudo por conta dos efeitos da radiação solar sobre a pele (ver no nosso blog: Radiações solares e seus efeitos na pele). Já as outras estações são esquecidas neste debate, mas nós não esquecemos. Nesta ocasião, discorreremos sobre o outono e inverno, estações que têm em comum a baixa temperatura, bem como a diminuição da umidade e ventos.
Outono e Inverno no Brasil
O Brasil é um país continental, o que faz as estações do ano muito diferentes em determinadas regiões na comparação com outras. Temos regiões muito frias e secas, outras não tão frias, mas muito secas e outras com pouca variação. Dessa forma, o efeito na pele dessas variações de temperatura e umidade é o ressecamento.
A depender da sensibilidade da pele, podemos ter repercussão negativa em alguns tipos de pacientes, principalmente nos alérgicos (Dermatite atópica), em que há sempre uma piora dos sintomas de coceira e do eczema. Nos pacientes de pele seca e nas pessoas idosas também vemos efeitos que podem ser bastante limitantes em razão de coceira e inflamação em toda a pele ou em áreas expostas.
Algumas atitudes que tomamos no tempo frio podem agravar muito o efeito do ressecamento, principalmente os banhos quentes, uso de sabões abrasivos ou buchas. A atitude correta nesta época do ano é focar em minimizar os efeitos do ressecamento, como: banhos com sabonetes neutros, não usar buchas, evite água muito quente e fazer uso de substâncias hidratantes. Uma consulta com o dermatologista é sempre importante para orientá-los, principalmente se surgir alguma alteração.
Autor:
CRMPB: 4248
Doutor em Medicina
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Entre em contato pelo telefone: (83) 3247-2262 ou (83) 3252-1859. A Clínica Dermatológica Santa Catarina tem os melhores especialistas para o bem-estar da sua pele.
Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe nosso Instagram.