Biopsia cutânea

O que é Biopsia Cutânea?
Trata-se de um procedimento dermatológico cirúrgico, realizado preferencialmente sob anestesia local, ou raramente com pomada anestésica. Consiste na remoção de fragmento de pele lesionada e/ou área sadia para a devida avaliação microscópica (histopatologia). Este material deve ser colocado em frasco com formol e encaminhado para laboratório de anatomia patológica, onde será analisado por um médico patologista, cujo laudo é liberado após alguns dias. O tamanho do fragmento removido geralmente não ultrapassa 1 cm.
A biopsia é feita apenas para confirmar câncer?
Não, a biopsia é feita também com essa finalidade, mas a indicação é muito ampla, serve para confirmar boa parte das doenças da pele, é o recurso diagnóstico mais utilizado pelos dermatologistas.
A Biopsia de pele pode ser realizada por qualquer médico?
Até pode ser realizada por qualquer médico que se julgue apto para realiza-la, contudo quem mais conhece a doença cutânea é o dermatologista, sendo ele o especialista com maior gabarito para realizar a biopsia na área que melhor represente a doença. Quanto mais experiente é o dermatologista, mais precisa será a área biopsiada.
A biopsia tem riscos?
O risco de uma biopsia cutânea é baixíssimo, e nunca oferece complicações graves, contudo biopsias realizadas no leito das unhas pode deixar sequelas definitivas na lamina ungueal.
Figura1: Biopsia da matriz da unha por lesão melanocítica
Figura2: Fragmento enegrecido removido para análise.
Qualquer laboratório de Patologia faz uma boa analise?
A análise das biopsias cutâneas requer patologistas experientes nas doenças dermatológicas (dermatopatologistas), então sempre escute a indicação do seu dermatologista. Ele certamente saberá indicar o melhor serviço de patologia de sua cidade, dê preferência ao médico do seu estado, salvo quando não houver.
Leia também: O que diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre Biopsias.
Dr. Otávio Sérgio Lopes
CRM-PB:4248; RQE:2031